segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

tyranossauros rex





Tiranossauro (Tyrannosaurus Rex, que significa "lagarto tirano rei " ou numa tradução alternativa "rei dos répteis tiranos") foi um gênero de dinossauro terópode. Aespécie Tyrannosaurus Rex (Rex significa "rei" em Latim), comumente abreviado T. Rex, é de grande apelo na cultura popular. Viveu em toda a região que hoje é a América do Norte ocidental, com um alcance muito mais amplo do que outros tiranossaurideos. Fósseis são encontrados em uma variedade de formações rochosas que datam da idade Maastrichtiana do período Cretáceo superior, cerca de 67 a 65,5 milhões de anos atrás[1]. Foi um dos dinossauros extintos no evento K-T
Segundo os cálculos feitos até então, o tiranossauro podia alcançar até 44 km/h (alguns cientistas discordam desse valor e dizem que ele podia alcançar até 60  km/h) quando corria, era portanto apto a caçar suas presas, embora, possivelmente, utilizasse de emboscada para um ataque mais bem sucedido.
Se por um lado as pernas de um tiranossauro eram bem desenvolvidas e fortes,por outro lado seus braços eram pequenos e curtos, o que impossibilitava que houvesse uma rapida recuperação no caso de uma queda brusca, situação bastante comum no cotidiano desses indivíduos, que muitas vezes levavam à morte ou serios danos à integridade física deles, uma vezes que diversos tipos de espécies diferentes eram bastantes oportunistas (como o carcharodontossaurídeos e o Espinossauro) quanto a essa característica maléfica do Tiranossauro. Isto se deve a evolução dos terópodes do cretáceo. No início desse período, os carcharodontossaurídeos como oGiganotossauro, Carcharodontossauro e o Mapussauro, já apresentavam braços pouco desenvolvidos, possibilitando uma maior velocidade de ataque. Seguindo essa tendência, os Tiranossauros sucederam esses animais, apresentando, além de um crânio mais robusto e eficiente, braços ainda menores, no intuito de balancear o peso com a cauda e atingir velocidades ainda maiores que os outros carnívoros mais primitivos.

ficha

nome:tiranossauro-rex

nome cientifico:tyranossauros rex

altura e peso:de 13 a 15 metros de comprimento 4a5de altura e 7toneladas

familia:tiranossauridea

alimentaçao:carnivoro

5 comentários:

  1. Acho que o t-rex media entre 12 e 13m de comprimento.

    ResponderExcluir
  2. legal,mas o t-rex não chegava aos 15 metros podia chegar aos 13,5 m

    ResponderExcluir
  3. ssim vsh ele chegava aos 15...procure isso na internet fatos...!!ele te mostraram!!!

    ResponderExcluir
  4. pODIA CHEGAR AOS 15,MAS O SPINO É MAIOR PODENDO CHEGAR 18

    ResponderExcluir

-nao chingar
-nao falar besteiras ou palavroes
-se for criticar critique educadamente